quinta-feira, 18 de junho de 2009

A influência da TV na sociedade

O que temos a dizer sobre a influência da televisão, na verdade da mídia em geral, em nossas vidas, e na sociedade como um todo? Bem, a televisão rege nossas vidas, e isso acontece de várias formas, desde o jeito como nos vestimos ao jeito como agimos, é necessária uma distinção entre o que é real ou não, ou até mesmo o que é possível ser seguido.

Pela maneira como as coisas vão, essa distinção é menos utilizada a cada dia. Isso é claramente exemplificado na falta de personalidade própria de algumas pessoas que se transformam em meros espelhos, tentando ou copiando atitudes e modos de algum personagem ou celebridade, ou se exibindo em trajes de marca se tornando cabides vivos. Mas o que não nos perguntamos é se tudo isso vale a pena.

Claramente isso não traz progresso algum para ninguém, apenas ilusões e perda de tempo. Hoje não se sabe se a televisão é reflexo da sociedade ou vice-versa. O problema dessa situação está no que a sociedade está se espelhando, que é na violência, no consumismo e na futilidade.

O que falta na televisão são os programas educativos, o que não é o caso de programas de fofocas e outros mais, completamente fúteis. Obviamente é inviável para as emissoras tirarem esse tipo de informação do ar, já que se tornou de grande interesse para a sociedade.

Mas o que deveria acontecer é a incorporação de algo útil á programação em horário acessível, pois quase ninguém assiste a programas desse tipo às sete horas da manhã. Creio que assim a influência poderia ser positiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário