quarta-feira, 17 de junho de 2009

Direitos e deveres

O planeta, hoje, se encontra na beira de um colapso: Crise econômica, exploração ambiental, grandes números de pessoas morrendo de fome. Temos problemas principalmente em nossa vida urbana cotidiana, onde há falta do fundamental, o respeito, essa falta é generalizada sendo representada pelo vandalismo, o preconceito e agressões.

Toda sociedade precisa de regras para se organizar, e é necessária a colaboração de todos para que se chegue á civilidade. Respeito é a palavra-chave para uma sociedade ideal. Todo esse caos portanto, não aconteceria se pensássemos um pouco no outro nas situações cotidianas, aceitando o limite dos nossos direitos e enxergando os direitos dos outros.

Chegamos então a outra palavra-chave “direitos”, sim, nenhuma sociedade pode se organizar sem que seus integrantes tenham liberdade, poder de escolha e poder de desfrutar dos bens de um todo, bens públicos. Podemos então classificar isto como um direito. Mas também existem os deveres...

Outros com que não podemos viver sem: “deveres”, nós como sociedade devemos o respeito ás regras, com o objetivo de um bem comum. Um belo exemplo disso é, não cometer atos vergonhosos para um ser humano, como agredir o outro por preconceito a sua raça, sua classe social ou sua opção sexual. Voltamos novamente á primeira palavra-chave: “respeito”.
Sim, é um ciclo virtuoso protagonizado pelas três palavras-chave citadas: Respeito, direitos e deveres. Esse ciclo virtuoso é o que precisamos para construirmos uma sociedade sadia.

Portanto lembre-se sempre seu direito termina onde começa o do outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário